Abastecendo cerca de 60% da população da cidade de Pelotas, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Barragem Santa Bárbara foi fundada no ano de 1968, com intuito de evitar cheias na área urbana da cidade, bem como reservar água potável para o abastecimento público. Em 52 anos, essa é a maior estiagem já registrada no manancial, ocasionando um nível ideal de captação muito baixo, chegando aos 413 cm no último dia 21.
Fonte: instagram.com/saneppelotas/
Esse acontecimento resulta em uma alta concentração de minerais na água. Tendo em vista que o índice ideal de turbidez, para tratamento, é de 160 e a turbidez da água do reservatório chegou a 2 mil, assim, deixando com uma qualidade extremamente baixa e retardando o processo de tratamento para consumo.
No início do mês de fevereiro, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) passou a captar água em um ponto flutuante, a dez metros de distância do ponto de origem de captação. Ao final do mês, junto à Prefeitura Municipal de Pelotas, publicou um decreto de restringindo o uso da água, onde é proibido fazer uso desse recurso para lavar carros, calçadas e jardim, ficando sujeito à suspensão do abastecimento.
Desde o início do mês de março, estão sendo executadas obras de aprofundamento do ponto de captação e manutenção de bombas constantemente. Devido à precipitação, até o momento, não ser o suficiente para o aumento de volume de água na Barragem Santa Bárbara, assim ainda dificultando a captação do recurso.
Com a otimização do uso da água, a Sea pode amenizar o impacto da estiagem em sua empresa ou residência.
Comments