top of page

Como agir durante a estiagem?

No ano de 2020, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural o Rio Grande do Sul enfrenta a maior estiagem dos últimos 8 anos. Até o momento 253 municípios gaúchos decretaram situação de emergência devido a estiagem e com o mês de março encerrado com menos de ¼ do volume usual de chuvas os alertas, para o uso mais eficiente da água, permanecem para o estado.

Episódios de escassez seguidos de eventos periódicos, como o fenômeno La Niña, anunciam dificuldades de abastecimento hídrico para o estado também no segundo semestre deste ano. O prognóstico é de 80% de probabilidade segundo a Somar, e a notícia vem com a orientação “preparem-se”.

 

Diante dessa situação, como podemos e devemos agir?

 

No enfrentamento de uma crise hídrica, medidas como a racionalização do uso da água, o reuso,o aproveitamento da água da chuva e a conscientização social, são ferramentas importantes. Por promoverem a redução do consumo de água tratada e a responsabilidade social/ambiental.


Os benefícios do reuso da água se estendem a preservação dos recursos naturais,a manutenção da vazão dos cursos d'água e das terras alagadas, e mantém o equilíbrio térmico e químico destes ambientes. Tais características são essenciais à vida dos animais, plantas e microorganismos que pertencem a esses ecossistemas e, por consequência, a todos que deles dependem.


Usos indicados para a águas pluviais ou águas de reuso:

  • Usos urbanos não-potáveis: descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.;

  • Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento;

  • Irrigação paisagística: parques, jardins, campos, faixas de domínio de auto-estradas e telhados verdes;

  • Irrigação agrícola: plantio de grãos, viveiros de plantas, forrageiras e outros cultivos;

  • Usos diversos: aquicultura, construções, controle de poeira, dessedentação de animais, controle de vazão em centros urbanos.


Olhar para o bem estar da água é olhar para o nosso bem estar, já que por uma sugestiva coincidência 75% do nosso corpo e 71% do nosso planeta são constituídos por água. Para isso devemos nos preocupar com a manutenção e com a qualidade dos recursos hídricos que temos, e correr em busca da sustentabilidade. Agir dessa forma constantemente, não apenas durante períodos de escassez. 



Você pensa em praticar ou já pratica o uso sustentável da água?




47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saneamento

bottom of page