Sendo considerada a melhor data para promoção de atividades e divulgação de conteúdo em prol da conscientização ambiental, o dia 05 de junho deste ano não difere muito dos outros anos, exceto talvez, pela forma que estas atividades estão sendo realizadas em meio a pandemia mundial do covid-19. Usualmente comemorado em mais de 100 países e contando com milhares de colaboradores, este ano muitos parceiros e defensores desta data tiveram que inovar no decorrer da semana, comumente conhecida como Semana do Meio Ambiente, para levar informação e chamar a atenção sem haver exatamente o contato com as pessoas.
Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente, apoiando a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
Ontem, dia 4 de junho, a organização não governamental Eco Pelo Clima, em parceria com o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP) realizaram ações pela campanha Plástico Zero, nas feiras em Pelotas, dentre elas a que acontece em frente ao mercado público de Pelotas. Esta campanha objetiva a troca das sacolas plásticas por ecobags em feiras locais, conscientizando sobre o grande volume de lixo plástico gerado na cidade.
O uso da internet tem sido um grande aliado para levar informação e conscientizar a população sobre a importância de se cuidar, preservar e conservar o meio ambiente. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) preparou e também tem realizado no decorrer desta semana atividades transmitidas pelas redes sociais com o objetivo de proporcionar um momento para repensarmos nossas ações em relação ao meio ambiente.
Estas e várias outras ações estão sendo realizadas pelo mundo durante esta semana e em especial no dia de hoje, todas com um grande objetivo em comum, voltar os olhos de todos ao meio ambiente e o que temos feito para preserva-lo. De nada valerá tanta mobilização se cada um não se responsabilizar por sua parcela, não fizer a sua parte.
Pode parecer clichê, mas se fosse realmente, não seria necessário bater tantas vezes nesta mesma tecla.
Veja mais:
Comments