top of page

Os números comprovam o potencial

Para que se possam entender os benefícios da captação pluvial, é necessário entender o clima da cidade de Pelotas e o porquê vale a pena investir nesse sistema.


Segundo a classificação de Köppen, o clima da cidade enquadra-se em Cfa (Clima subtropical húmido), ou seja, seu clima é temperado, sem estação seca e de verão quente, onde apresenta uma média de temperatura de 18 °C.


O índice pluviométrico, também conhecido como precipitação pluviométrica, é a medida da quantidade de chuva recebida em um determinado local, em um determinado horário. O nível deste índice ao longo do ano, na cidade de Pelotas, é significativo, tendo como média anual dos últimos 25 anos (1995-2019) aproximadamente 1462 mm. Onde mesmo o mês mais seco, ainda assim possui pluviosidade, o que torna a cidade ainda mais propensa para a aplicação do sistema de captação pluvial, segundo os dados.


Sabendo que a cidade possui um alto índice de precipitação, e tendo em vista que o pH dessa água está em torno 5,5, ou seja, ácida, esta água, mesmo sem causar danos ao ser humano, não é ideal para consumo, pois para ser potável deve apresentar um pH entre 8,5 e 10. Apesar de não ser ideal para consumo, a água da chuva pode ter diversas outras utilidades, sendo elas lavar carros, jardins, áreas externas, edifícios, obras, indústrias, entre outros.


O gráfico abaixo representa a precipitação pluviométrica na cidade de Pelotas nos últimos 25 anos segundo dados provenientes da Estação Agroclimatológica de Pelotas – EAP, referente a estação pluviométrica situada no município de Capão do Leão nas propriedades da Embrapa Clima Temperado. Nele é possível analisar as médias anuais em comparação à média geral entre estes anos, tornando possível identificar os anos em que choveu abaixo ou acima da média destes 25 anos.



Mesmo durante esta grande estiagem que Pelotas e o estado do Rio Grande do Sul enfrenta desde dezembro do ano passado, de janeiro deste ano (2020) até o mês de maio, a mesma estação pluviométrica registrou até então 300,8 milímetros de precipitação. Esta quantidade representa aproximadamente um quinto da média entre os últimos 25 anos (1462 mm).



Ficou interessado para saber como isso pode funcionar na sua empresa ou residência? A Sea presta consultoria na área de otimização do uso da água, então converse conosco e te explicamos tudo!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saneamento

bottom of page