A humanidade enfrenta uma das maiores crises sanitárias da sua história recente. Desde a aparição do COVID-19, no final de 2019 na China até o atual cenário, com mais de 500 mil infectados ao redor do planeta e milhares de óbitos. As principais medidas adotadas no enfrentamento do Coronavírus inclui, entre outras, o isolamento social e a necessidade de higienização constante das mãos, objetos, superfícies e ambientes.
O Rio Grande do Sul enfrenta, ao mesmo tempo que combate o COVID-19, uma estiagem que tem se intensificado desde Janeiro de 2020. Face a este cenário, o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, interviu junto a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para garantir o abastecimento de água em todas as residências atendidas pela estatal, durante o período de quarentena. Concomitantemente, a Corsan, através de uma campanha institucional incentiva o uso consciente de água pelos usuários, de forma a garantir a distribuição durante o período de estiagem e isolamento social.
No sul gaúcho, o município de Pelotas tem seu principal manancial de água, a represa Santa Bárbara, comprometido. Os níveis da barragem estão abaixo do ideal desde Fevereiro de 2020. O nível chegou a preocupantes 1,97 metro abaixo do normal em fevereiro, chegaram a impressionantes 2,80 metros abaixo do ideal no dia 26 de março de 2020.
O Governo Municipal e o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) tem implementado medidas de conscientização do uso de água. Solicitando aos usuários a suspensão do uso indiscriminado de água, como a rega de jardins e lavagem de automóveis, por exemplo.
Imagem: Reservatório da Barragem Santa Bárbara, Pelotas - RS.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas, 2020.
Com isso, fica clara a necessidade de se utilizar a água conscientemente, sem gastos desnecessários. Tendo em vista a dificuldade de captação em tempos de escassez e a importância da água para a higiene de todos e limpeza de ambientes, como residências, estabelecimentos comerciais fundamentais e hospitais, principalmente, durante a pandemia.
Nós da Sea Júnior, empresa júnior de Engenharia Hídrica, atuamos na Otimização do Uso da Água na região Sul do Rio Grande do Sul. Compilamos dicas importantes para você poupar água e se reeducar quanto ao consumo de água durante esse período de quarentena. Então FIQUE EM CASA, se possível, e siga nossas dicas para hábitos mais sustentáveis.
Alternativas Imediatas:
- Evite deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, se possível use um copo.
- Evite deixar a torneira aberta ao ensaboar a louça suja, use apenas para o enxágue.
- Evite deixar a torneira aberta ao ensaboar as mãos com o sabonete, ao lavá-las, use apenas para o enxágue.
- Ao tomar banho, abra o registro do chuveiro apenas para se molhar e enxaguar.
- Evite tomar banhos demorados, entre 5 e 8 minutos é tempo suficiente para realizar a higiene do corpo.
- Acione a válvula econômica do seu vaso sanitário, se possuir, com esta é possível reduzir pela metade o consumo de água em cada descarga.
- Se não tiver a válvula econômica no vaso sanitário, pressione a válvula de descarga por menos tempo, isso é o suficiente para reduzir em até 30% o consumo de água por descarga.
- Utilize a máquina de lavar roupas apenas quando tiver roupas suficientes para enchê-la.
- Reutilize a água de lavagem da máquina de lavar roupa para realizar a limpeza dos ambientes internos e externos, calçadas e para dar a descarga também.
Alternativas a Médio e Longo Prazo:
- Invista em sistemas de captação e aproveitamento de águas da chuva, é possível reduzir entre 40% e 60% no consumo de água tratada.
- Invista em sistemas de reuso profissionais, integrando os residuais da sua área de serviço, máquina de lavar e chuveiro e direcionando a um novo uso.
Descubra conosco a melhor forma de alcançar a sustentabilidade, cumprir seu papel social e ainda por cima economizar até 60% na sua conta de água.
Comments